A colheita de trigo da safra 2015/16 começou no Paraná com pequenos volumes e boa qualidade dos grãos, disse nesta terça-feira a consultoria Trigo & Farinhas.
A consultoria não estimou, no entanto, um percentual de colheita até o momento.
Em estatísticas divulgadas mais cedo nesta terça-feira, o Departamento de Economia Rural (Deral), do governo paranaense, não registrou colheita.
Contudo, o Deral estimou que 13 por cento das lavouras do Estado –principal produtor brasileiro de trigo– estão na fase de maturação.
- Como o clima está ameno e sem chuvas, espera-se que os 13 por cento atualmente em maturação sejam colhidos até o final desta semana – disse a Trigo & Farinhas.
Segundo a consultoria, as primeiras ofertas de preço dos compradores giram ao redor de 600 reais por tonelada, mas os vendedores relutam em vender, esperando preços melhores.
A safra brasileira de trigo, com plantio perto do encerramento no país, foi estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em recorde de 7 milhões de toneladas em 2015, estável ante a projeção de julho, o que representa um crescimento de 1 milhão de toneladas na comparação com 2014.
Fonte: Reuters