O Recanto da Vó Cidinha, em Nhandeara (SP), não é um confinamento convencional e sim um spa bovino. Os donos da fazenda usam música instrumental, bolas de pilates e nebulizadores para deixar bois e vacas tranquilos nos cochos. O trabalho desenvolvido pelos proprietários resultou em uma marca de carne premium: a Beef Passion, que atende a requisitos de mercados exigentes.
O local foi visitado pela reportagem da revista Globo Rural e é um dos casos apresentados na matéria de capa da edição de outubro da publicação, que já está nas bancas e disponível no Globo +. A matéria destaca as práticas de bem-estar animal, que começam a ganhar espaço no Brasil.
“Se você me perguntar qual é a melhor carne, eu digo que é aquela que é fruto do boi melhor bem cuidado. Você precisa escolher uma boa genética, depois cuidar da nutrição e do bem-estar animal, o que é benéfico para a carne e para quem a come”, afirma Ricardo Sechis, presidente da Beef Passion.
Outros exemplos que se preocupam com o bem-estar animal são a Fazenda Orvalho das Flores, em Araguaiana (MT), que substituiu a marcação a ferro pelos brincos e colares eletrônicos para identificar o rebanho nelore e faz massagem neonatal para os bezerros e desmama ao lado das mães e a granja Vila Yamaguishi (SP) que têm árvores, poleiros e até a presença de galos para que as galinhas produzam ovos sem estresse.
Fonte: Globo Rural