Carlos Henrique Jansen, 38 anos, é produtor rural em Ipiranga, nos Campos Gerais. O município tem cerca de 15 mil habitantes e uma vocação essencialmente rural, com destaque para a agricultura e a pecuária. O agronegócio local, conforme apontam dados do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), movimenta mais de R$ 300 milhões em Valor Bruto de Produção (VBP) por ano. E parte dessa riqueza sai do trabalho diário de Jansen na sua propriedade.
“Trabalho com isso desde os 14 anos, plantando soja, milho, trigo e feijão. Nunca trabalhei com outra coisa, isso é o que eu realmente sei e gosto de fazer”, conta o produtor rural que cultiva 600 hectares. Ao todo, oito funcionários trabalham na propriedade atuando em funções como operador de máquinas agrícolas e motoristas de veículos de transporte.
A trajetória de Jansen se encontrou com o SENAR-PR há cerca de 12 anos. Com uma participação ativa no Sindicato Rural de Ipiranga, o produtor começou a fazer diversos cursos. Logo, seus funcionários também passaram a realizar os treinamentos em áreas como operação de tratores, plantadeiras, organização, entre outros. O resultado prático pode ser notado nas atividades diárias e nos resultados. “Melhorou muito o panorama da propriedade. Tivemos claros ganhos em tempo para executar determinadas tarefas e uma economia financeira. É possível perceber de forma clara o quanto as coisas na propriedade melhoram quando você tem pessoas qualificadas trabalhando”, revela.
Leia a matéria completa no Boletim Informativo.
A notícia Produtor garante eficiência após cursos do SENAR-PR apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP