O lazer no fim de semana dos curitibanos não precisa necessariamente ser restrito a vida urbana e/ou ao litoral do estado. Próximo da capital paranaense, os municípios da Região Metropolitana oferecem atrações ligadas ao turismo rural, que permitem ao cidadão da cidade se aproximar dos costumes da roça.
Dos cafés coloniais à colheita de frutas, o Agronegócio Gazeta do Povo listou algumas atividades e roteiros que podem ser aproveitados a menos de uma hora do centro de Curitiba.
Araucária
Em Araucária, o roteiro de turismo rural Caminhos do Guajuvira tem 42 quilômetros de extensão, o que permite passar por muitas chácaras. O circuito, cortado pelo trilho do trem, é ideal para quem quer conhecer o cotidiano dos colonos, ver bichos e plantações e comprar produtos coloniais, como mel, queijo e salame.
Outro diferencial do passeio é o sistema “colhe-pague”. Nas propriedades, o visitante pode entrar nos pomares de cultivo de frutas, como pêssegos, nectarina, ameixa, morango, entre outras, e retirar diretamente do pé a quantidade que deseja levar para casa. Depois, basta pagar por peso.
O Roteiro Rural Caminhos de Guajuvira acontece todos os sábados. O passeio inclui café colonial. O ideal é fazer reserva antecipada, pois a procura é grande.
Informações:
Roteiro Rural Caminhos de Guajuvira
Centro de Informações Turísticas
Telefone: 3901-5214
Piraquara
Os oito quilômetros do Caminho Trentino dos Mananciais da Serra, com início na estação de trem do município de Piraquara, incluem passagem pela igreja Nossa Senhora da Assunção, o Parque Municipal Trentino, o monumento Trentino, a barragem do Cayuguava e a aldeia indígena Karuguá.
Os empreendimentos do trajeto oferecem passeios a cavalo e aulas de equitação, hospedagem em pousadas, café colonial, comida caseira, além e produtos rurais como galinhas e ovos caipiras, vinhos, queijos, manteiga caseira, mel, salame, carneiro, morangos orgânicos, entre outros.
O Caminho Trentino também atrai os amantes de esportes de aventura ligados à natureza. Muitas pessoas optam por fazer o passeio de bicicleta. Outras preferem caminhadas, trekking, escalada e cavalgada. O passeio abrange a sede do município e os mananciais da Serra, passando pelas comunidades de Volteio, Laranjeiras, Roça Nova, Capoeira dos Dinos, Colônia Santa Maria, Entremar e Botiatuva.
Informações:
Centro de Informações Turísticas
Telefone: (41) 3590-3320(41) 3590-3320 / 3590-3321
Site: http://www.piraquara.pr.gov.br/turismo
São José dos Pinhais
O Caminho do Vinho tem como atrativos, além da bebida que dá nome ao passeio, restaurantes, estabelecimentos que servem café colonial, minhocário, venda de mel, artesanato e propriedades particulares que oferecem uma série de opções de lazer.
O trajeto dentro da Colônia Mergulhão, entre as colônias Acyoli, Murici e Rio Pequeno, é realizado de ônibus especialmente criado para a linha de turismo. Ao longo do passeio, os visitantes conhecem como os imigrantes italianos iniciaram sua história em São José dos Pinhais, apresentando as influências culturais, os costumes, e o processo produtivo em meio aos tanques de vinho, passando por adegas, restaurantes, cafés coloniais, chácaras, entre outros empreendimentos. O ônibus realiza oito paradas em alguns empreendimentos para visita.
Informações:
Caminho do Vinho
Telefone: (41) 3283-3204(41) 3283-3204 / 9193-2708
Site: http://www.caminhodovinho.tur.br/linha-turismo
Colombo
O turismo rural em Colombo começou em 1999 com a implantação do Circuito Italiano. O projeto permite a preservação do meio ambiente, geração de empregos e renda no meio rural, por meio da comercialização de produtos e serviços na pequena propriedade, evitando o êxodo rural.
O Circuito Italiano de Turismo Rural oferece a visitação de diversos lugares históricos que contam a trajetória dos imigrantes italianos, além do contato com belezas naturais, costumes, religiosidade, comidas típicas, arquitetura e folclore dos colonos.
Informações:
Posto de Informações Turísticas
Telefone: (41) 3656-6639(41) 3656-6639
Site: www.colombo.pr.gov.br
Quatro Barras
O Caminho do Itupava começa no município de Quatro Barras e segue por 22 quilômetros, por antigas trilhas indígenas, até Morretes. Considerado o caminho mais antigo do Paraná, o percurso, todo pavimentado com pedras colocadas por escravos entre os anos de 1625 e 1654, foi uma das principais vias de comunicação entre o primeiro planalto paranaense e a planície litorânea, desde o século XVII até a conclusão da Estrada da Graciosa em 1873 e a efetivação da Estrada de Ferro Curitiba – Paranaguá em 1885. Hoje é considerado um monumental sítio arqueológico em plena Floresta Atlântica, na Serra do Mar.
Os visitantes podem fazer o trajeto em duas etapas. Na primeira, com 7 quilômetros, de extensão (cerca de 5 horas – ida e volta e nível) segue até a Casa do Ipiranga, na Serra do Mar, onde é possível ver o trem que desce a Serra e tomar banho na cachoeira no Rio Ipiranga. Na segunda parte segue até m até Porto de Cima, em Morretes, trajeto que corta muitos riachos e corredeiras,
Informações:
Departamento de Turismo:
Telefone: (41) 3671-8850(41) 3671-8850
Site: http://www.turismoquatrobarras.com.br/informacoes-turisticas.html
Campo Magro
Localizada numa área com rico potencial hídrico, Campo Magro possui em seu território parte de duas unidades de conservação. O Circuito de Turismo Rural Verde é composto por diferentes atrativos naturais e empreendimentos que prezam pela sustentabilidade e harmonia com o meio.
O Circuito incluir passeio por cachoeiras, gastronomia rural, especificidades polonesas, vivências em agroecologia, observação e prática de esportes de aventura como o vôo livre, pesca, cavalgadas e ainda a opção de se refrescar nas piscinas das diversas chácaras de lazer e estância aquática.
O passei ainda “conta” a história do município e de sua colonização por meio dos casarios com características polonesas e italianas, a Trilha do Ouro usada no período da exploração do ouro e o Morro da Palha, de onde aventureiros realizam seus vôos de parapente.
Informações:
Departamento de Turismo
(41) 3677-1975(41) 3677-1975 / 3677-1876
Site: http://www.campomagro.pr.gov.br/turismo-rural
Fonte: Gazeta do Povo