Com a chegada da primavera, tem início uma fase singular na vida das formigas cortadeiras. É nesta época que machos e fêmeas férteis realizam a revoada para o acasalamento. Após este voo, cada fêmea fecundada inicia um novo formigueiro do qual será a rainha. Cerca de 60 dias após a cópula nascem as primeiras operárias
deste novo reinado.
A história poderia acabar por aqui se não fosse por um detalhe. Para se alimentar, as formigas cortadeiras (como a saúva, por exemplo) consomem uma grande quantidade de matéria vegetal, podendo causar sérios danos econômicos à atividade agropecuária, se não forem controladas.
Atento a este fato, o Sindicato Rural de Paranavaí iniciou, em julho deste ano, a campanha “Manejo e Controle de Formigas Cortadeiras”, com a participação de entidades como Sistema FAEP/SENAR-PR, Emater, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). O objetivo é informar os produtores para atuarem com intensidade neste momento de reprodução dos insetos para evitar maiores dores de cabeça no futuro. Para orientar os participantes, o Sindicato promoveu uma palestra com a bióloga e doutora em entomologia (área da ciência que estuda os insetos), Mariane Aparecida Nickele.
Leia a matéria completa no Boletim Informativo.
A notícia Controle de formigas cortadeiras exige atenção redobrada nessa época do ano apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP