A Farsul e demais representantes da cadeia produtiva da carne, estiveram reunidas com o vice-governador, José Paulo Cairoli, e os secretários da Fazenda, Luiz Antônio Bins, e da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, nesta quarta-feira, dia 12. Na pauta estava a intenção de reduzir ou mesmo acabar com os benefícios do programa Agregar Carnes RS.
Os representantes do setor produtivo solicitaram uma prorrogação das atuais vantagens por mais seis meses. O prazo atual termina em outubro. O governo aceitou estender a data e se mostrou disposto a manter os benefícios por mais tempo. A decisão ficou condicionada a apresentação de um diagnóstico, em até três meses, que justifique a necessidade dos benefícios.
A Farsul irá coordenar um grupo criado para realizar o levantamento.
“O governo está dando uma clara demonstração de quer ir a fundo no problema e não apenas rever uma questão tributária”, avalia o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, que participou da reunião. Ele considera positiva a iniciativa. “Precisamos manter os benefícios, mas temos que entender melhor a razão de termos dificuldades na comparação com outros estados. Precisamos ser competitivos e hoje não somos”, comenta.
A primeira reunião do grupo está prevista para a próxima semana.
Fonte: Farsul