A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) projetou nesta quarta-feira (5) uma exportação recorde de 76,1 milhões de toneladas de soja pelo Brasil em 2018, ante 73,5 milhões na última estimativa. Em 2017, foram embarcadas cerca de 68 milhões de toneladas.
A entidade também elevou ligeiramente sua expectativa de produção neste ano, a 118,8 milhões de toneladas, frente a 118,7 milhões previamente. No ano passado, foram produzidas 114 milhões de toneladas.
Com as novas previsões, os estoques finais da oleaginosa do Brasil deverão somar 1,465 milhão de toneladas, ante 3,865 milhões na estimativa passada. Trata-se da menor quantidade pelo menos desde 1999, quando tem início a série histórica da Abiove.
Nesta semana, o governo federal divulgou que as exportações de soja do Brasil atingiram 64,6 milhões de toneladas de janeiro a agosto deste ano, um crescimento de 13,5% na comparação com o volume exportado no mesmo período do ano passado.
Além de contar com uma produção histórica neste ano, o Brasil ainda tirou proveito de uma taxa da China contra a soja norte-americana, em meio a uma guerra comercial entre Washington e Pequim.
Com uma tarifa de 25% sobre a oleaginosa dos EUA, a China recorreu fortemente à oferta brasileira.
Fonte: G1