Há dois anos, Marcelo Vieira de Andrade, 37 anos, era um dos 1,8 milhão de moradores da capital paranaense. Trabalhava em um grande banco, com uma de suas paixões, o setor de Tecnologia da Informação (TI). Mas desde sempre havia em seu peito uma outra palpitação que seu coração volta e meia resgatava: os tempos de piá na roça. O chamado ecoava especificamente de uma propriedade rural em Campina da Lagoa, na região Centro-Oeste do Paraná, município com 15 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, um deles é Marcelo.
“O meu pé é vermelho, sempre gostei muito daqui”, conta. Desde janeiro de 2017 ele está de volta ao município onde cresceu, na propriedade rural que pertence à família desde a década de 1970.
Nos últimos anos, seu pai, Nelson Vieira de Andrade, 65 anos, vinha administrando o negócio ao lado da esposa Ana Bahls Fabrício de Andrade. Ao todo, são 250 hectares, a 17 quilômetros da cidade. Em uma parte da terra (perto de 200 hectares) ocorre a produção de grãos. Há ainda três granjas para a criação de aves, nas quais são alojadas em torno de 80 mil frangos a cada lote.
Desde a chegada de Marcelo à propriedade, alguns sonhos passaram a ser cultivados. Para transformá-los em projetos, o agora produtor rural conta com a experiência do pai e a ajuda do SENAR-PR. “Posso dizer que tenho bastante experiência profissional, trabalhei com Tecnologia da Informação, que é uma área na qual tudo muda muito rápido. Vejo que a agricultura também tem sido influenciada por essa tendência e estou muito empolgado para me desenvolver nos próximos anos. Sei muito bem que a chave para o sucesso é a qualificação”, revela.
Leia a matéria completa no Boletim Informativo.
A notícia Profissional de TI conta com ajuda do SENAR-PR para trocar cidade pelo campo apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP