De 18 a 20 de agosto, será realizado, no município catarinense de Corupá, um dos mais importantes eventos internacionais relacionados à bananicultura: o III Congresso Latino-Americano e do Caribe de Bananas e Plátanos, que vai acontecer no auditório do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Ecofisiologia, solo e clima compõem o assunto do segundo bloco de palestras do evento, que tem por tema central “Musáceas no subtrópico: desafios e oportunidades frente à variabilidade climática”.
Ao todo, serão quatro palestras sobre esses temas, tendo por moderadores Luiz Antonio Teixeira, do Instituto Agronômico (IAC/Solos) e Arnaldo Tapia, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta, Argentina). A primeira, a ser ministrada por Luiz Antonio, será sobre “Manejo de solos e nutrição em musáceas: considerações práticas para a produção sustentável”. Em seguida, o professor Sérgio Donato (Instituto Federal – IF Baiano) e o pesquisador Eugênio Coelho (Embrapa Mandioca e Fruticultura) vão abordar “Irrigação e ecofisiologia em musáceas: aspectos práticos de manejo para o uso eficiente da água”.
Já a palestra sobre “Uso de coberturas vegetais e manejo orgânico dos solos em musácea” será proferida pela pesquisadora Ana Lúcia Borges, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, juntamente com Erval Damatto Jr., da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (Apta/Registro). Por último, a professora Juliana Lima, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Registro), vai abordar “Práticas pré-colheita para a redução de danos provocados por baixas temperaturas”.
O evento está sob a organização da Embrapa Mandioca Fruticultura (Cruz das Almas, BA) — Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento —, Musalac, Bioversity International, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri-SC), Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco), Prefeitura Municipal de Corupá e Instituto Agronômico (IAC).
Programação
A programação do congresso — voltado para produtores, técnicos, extensionistas, pesquisadores, estudantes e público geral envolvido no setor — abrange, ao todo, 27 palestras. Além de Ecofisiologia, solo e clima, também serão trabalhados os subtemas Estratégias de manejo de pragas e doenças e Sistemas de produção e mercado.
Fonte: Embrapa