Em junho o produtor de ovos paulistano obteve ganho mensal superior a 30% na comercialização do seu produto. Entretanto, na comparação com junho do ano passado o índice de perda foi superior a 8%.
Na outra ponta, ou seja, no varejo paulistano, houve ganhos na comparação mensal e anual: em relação ao mês anterior, de 7,8%, e, em relação a junho de 2017, de 5,8%.
Com a forte valorização na comercialização do produto na granja – reflexo da paralisação dos caminhoneiros no último decêndio de maio que teve como consequência forte valorização do produto na primeira quinzena de junho – houve recuperação na participação do produto em relação ao varejo: era de 32,2% em maio e subiu para 39% em junho.
Com índice de perda anual na granja e valorização no varejo, a participação do produto na granja foi pior que a verificada em junho do ano passado: lá, a participação do produtor equivaleu a 45% do alcançado no varejo, equivalendo a perda de 6 pontos percentuais.
Por ora, os preços médios alcançados por ambos os produtos em julho indicam que o produtor voltará a perder participação em relação ao varejo: o índice de participação estará próximo do alcançado em maio.
Fonte: Avisite