Com o objetivo de tornar uma das maiores empresas de defensivos agrícolas do mundo, a companhia indiana UPL Corporation anunciou a compra da Arysta LifeScience, do grupo norte-americano Platform Specialty Products, por US$ 4,2 bilhões. A nova empresa terá o quinto maior valor de mercado no setor e foi anunciada no final da última semana.
A aquisição aconteceu poucos meses depois de ser aprovada por órgãos reguladores a fusão entre duas das maiores fornecedoras do setor de sementes e agroquímicos do planeta, Bayer e Monsanto. Agora, a UPL e Arysta esperam que a negociação seja concluída no final de 2018 ou início de 2019.
No Brasil, ambas as empresas atuam comercialmente nos mercados de soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, hortaliças, frutas e pastagem.
“A ‘nova UPL’ pode cumprir nossa missão de ser o principal fornecedor global de soluções de cultivos para garantir o suprimento mundial de alimentos a longo prazo “, espera Jai Shroff, CEO da UPL.
O executivo destaca a expertise em aplicações locais e personalizadas da até então concorrente como um dos fatores da compra. Diego Lopez Casanello, presidente da Arysta, afirma que os negócios são complementares:
“A escala e as capacidades da nova empresa gerarão valor significativo para os produtores, distribuidores e parceiros. Essa transação marca o começo de uma nova e vitoriosa história”.
Nos últimos 11 anos, a UPL já havia realizado 28 aquisições, ampliando sua presença em 124 países. Um dos cinco centros de pesquisa do grupo está no Brasil.
Fonte: Gazeta do Povo