O plantel de postura comercial em produção no decorrer de maio continua em evolução. O índice de crescimento mensal foi de 1,4%, enquanto em relação ao plantel de abril do ano passado o índice de evolução chega a quase 13%.
É um índice elevado para as condições de comercialização verificadas no mercado. Embora o mercado externo venha mostrando melhor dinamismo que o verificado no ano passado, o mercado interno tem carregado excedentes que prejudicam as condições normais de comercialização e, com isso, os preços tem ficado muito abaixo do alcançado no ano anterior. E somente promoções abaixo das referências é que tem proporcionado um pouco mais de giro na mercadoria.
Resta ao produtor de ovos comerciais aproveitar o melhor período do mês para a comercialização do produto – primeira quinzena, com o recebimento dos salários e comemoração do dia das mães – para melhorar suas margens, pois, o histórico da segunda quinzena tem sido desfavorável.
Por outro lado, as matérias-primas básicas na alimentação do plantel – milho e farelo de soja – continuam em patamares altíssimos. Assim, é preciso acompanhar a evolução do consumo para fazer os ajustes necessários para equilibrar oferta e demanda.
Fonte: Avisite