soja-colheita-João-web

COLHEITA NO PARANÁ

Começou a colheita da soja no Paranáo, segundo maior estado produtor do país – ficam abaixo apenas do Mato Grosso. A safra deve cair 1% em relação ao ano passado. As colheitadeiras começaram a trabalhar com cerca de 20 dias de atraso por causa do clima. O excesso de chuva em janeiro e a seca no fim do ano passado acabaram atrasando o plantio.

Em uma propriedade que fica em Cascavel, na região oeste, são nove máquinas trabalhando. Logo no começo da colheita, o produtor percebeu que o excesso de chuva do último mês fez o grão ficar com menor peso, atrapalhando a produtividade.

Esse ano foi um pouco abaixo do que a gente vinha colhendo nos últimos anos” – diz o agricultor Carlos Alberto Baratter.

Essa queda ajuda a entender porque a produção de soja esperada para este ano em todo o Paraná é um pouco menor do que a do ano passado: 19,3 milhões de toneladas. Isso mesmo com uma área 4% maior.

Enquanto as colheitadeiras trabalham, os agricultores vão alimentando a esperança de não ter um prejuízo tão grande.

O mercado está um pouquinho abaixo do esperado. Os custos da gente são muito altos, combustível não para de subir. Insumos, fertilizantes cada dia mais caros. Tá abaixo do esperado” – completa o produtor.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.