Fisiologia da planta, manejo, nutrição equilibrada e rentabilidade na lavoura. Esse foi o tema da palestra do diretor do Instituto Inca de Passo Fundo, engenheiro agrônomo Elmar Luiz Floss, na abertura da 71ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio que está sendo realizada nesta sexta-feira (31/07) em Ibirubá/RS.
Temas como segurança ao ambiente e saúde pública no uso de produtos recomendados para o controle de ervas, pragas e doenças na cultura da soja e manejo e controle de doenças na lavoura de soja – eficiência dos produtos recomendados – foram abordados pela manhã no debate que teve como moderador o chefe da divisão técnica da SENAR/RS, João Augusto Telles.
Na parte da tarde o engenheiro agrônomo e professor, Dirceu Gassen, fala sobre “safra de soja – quanto colhemos X quanto podemos colher. Na sequência, o presidente da comissão de crédito rural da Farsul e presidente do Sindicato Rural de Ibirubá, Elmar Konrad, explica detalhes do crédito rural – seguro agrícola/Proagro e faz um histórico da evolução do plano safra desde 2008/09.
Voltando a parte técnica, o coordenador de pesquisa cultivo de verão da Fundação Pró-Semente, engenheiro agrônomo Victor Sommer, apresenta os ressultados obtidos na safra 2014/15 das principais cultivares e ciclos Rr1 e cultivares Intacta RR2 PRO.
Fechando o debate, que teve como moderador o presidente da comissão de grãos da Farsul, Jorge Rodrigues, a análise e perspectiva para o mercado da soja foi projetada pelo economista chefe do sistema Farsul, Antonio da Luz.