agriccusto_producao001-web

PRÊMIO PARA O SENADO

Com a finalidade de estimular ações voltadas ao progresso do agronegócio brasileiro, principalmente nos setores da agricultura e da pecuária, o Senado poderá instituir o Prêmio Senador Jonas Pinheiro do Mérito Agropecuário. A proposta (PRS 19/2015), de autoria do senador José Medeiros (PPS-MT) e de outros parlamentares, tramita em caráter terminativo na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), onde já recebeu relatório favorável da senadora Simone Tebet (PMDB-MS).

O prêmio deverá ser concedido anualmente a pessoas físicas ou jurídicas brasileiras que tenham se destacado pela prestação de relevantes serviços em prol do desenvolvimento da agricultura e da pecuária. O projeto define serviços relevantes como iniciativas de cunho industrial, comercial ou tecnológico que comprovadamente promovam o crescimento da atividade agropecuária, em âmbito nacional ou internacional. Pelo texto a ser votado, haverá uma comissão para cuidar do prêmio, constituída por representantes da Presidência da República, do Senado, da Câmara dos Deputados e de entidades da sociedade civil.

Jonas Pinheiro

Na justificativa do projeto, José Medeiros disse que a escolha do patrono para a premiação é um modo de

- Prestar justa homenagem a um dos pioneiros da extensão rural em nosso país – disse ele.

O senador afirma que Jonas Pinheiro (1941-2008) foi um ardente defensor das causas do campo e um símbolo do desenvolvimento de Mato Grosso e da luta pela valorização do setor agrário nacional. Para Medeiros, Jonas Pinheiro era

- Um homem que, nascido nos recônditos da solidão pantaneira, compreendeu, como poucos, a vocação rural de nossa nação – disse.

Nascido em Santo Antônio do Leverger (MT), Jonas Pinheiro era formado em Medicina Veterinária. Foi deputado federal e senador por vários mandatos e pautou sua trajetória pública pela “defesa da qualidade de vida do homem do campo”. Pinheiro morreu em 2008, de falência múltipla de órgãos.

- O senador Jonas Pinheiro foi uma das figuras mais atuantes em prol do desenvolvimento do agronegócio. Um homem do campo, que conhecia como ninguém as questões relacionadas ao setor e que se tornou no Parlamento uma das vozes mais representativas dos anseios do segmento agropecuário – afirma Simone Tebet no relatório.

Para a senadora, a premiação é importante como forma de estimular as ações em favor de um dos segmentos mais relevantes da economia brasileira.

- Graças à força, à qualidade e à competitividade de nosso agronegócio, o Brasil é hoje um dos maiores exportadores de commodities do mundo. É sem dúvida pertinente, oportuna, justa e meritória proposição que pretenda instituir o Prêmio Senador Jonas Pinheiro do Mérito Agropecuário. Com tal iniciativa, o Senado, além do reconhecimento da extrema relevância do setor agropecuário para o nosso país, presta reverência a uma de suas figuras históricas que mais atuou em prol desse setor – disse ainda a senadora.

Fonte: Agência Senado



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.