Representantes de organizações da agricultura familiar participaram, nesta semana, de oficinas de capacitação de fornecedoras na modalidade de Compra com Doação Simultânea, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O programa ajuda os agricultores a comercializarem seus produtos e ainda beneficia a pessoas em situação de insegurança alimentar, com a doação desses alimentos.
Durante o treinamento, técnicos da Conab repassaram informações com foco nas responsabilidades e obrigações dos participantes, no âmbito do programa. O objetivo é minimizar possíveis falhas e promover a boa gestão dos recursos públicos. Esta capacitação atende às normas do Plano de Ação apresentado pela Conab ao Tribunal de Contas da União, com efeitos diretos na transparência dos gastos públicos.
Neste ano, 365 agricultores amapaenses poderão vender a produção para a Conab, a partir de contratos assinados no final de 2017. Estão contempladas 16 associações ou cooperativas dos municípios de Tartarugalzinho, Porto Grande, Mazagão, Calçoene, Amapá, Macapá, Laranjal do Jari e Santana. Os alimentos adquiridos serão doados a 22 unidades recebedoras, encarregadas da distribuição dos alimentos para aproximadamente 20 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O investimento, com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), chega a R$ 1.980.478,99.
Na modalidade de Compra com Doação Simultânea, a Conab adquire a produção de agricultores familiares e, posteriormente, os alimentos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial da mesma região onde o alimento foi produzido, respeitando a tradição alimentar local.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB