Saber sobre economia não é um mérito apenas para os especialistas desta área. Pequenos, médios e grandes agricultores estão cada vez mais ligados ao câmbio, inflação, juros e política fiscal. Comportamento que influencia na comercialização, compra de insumos, créditos rurais e exportação de grãos, por exemplo. A dinâmica econômica será um dos assuntos abordados na maior vitrine do agronegócio do Centro-Oeste, a Bienal dos Negócios da Agricultura, que acontece nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.
De acordo com o doutor em economia pela USP – Universidade de São Paulo, Samuel Pessoa, para entender o atual mercado e projetar o futuro é preciso conhecer a história do crescimento da economia brasileira. “Faremos uma análise dos últimos dez anos, as mudanças na trajetória, os problemas estruturais, para então, moldar o cenário dos próximos quatro anos”, explica Pessoa, que também é pesquisador da FGV – Fundação Getúlio Vargas, colunista do Jornal Folha de São Paulo e palestrante no Seminário Central da Bienal, que acontecerá às 8h30, no dia 1º de setembro.
A Bienal da Agricultura reúne peritos em assuntos relacionados a agricultura, produtores rurais, estudantes, técnicos e interessados no agronegócio para discutir quatro grandes eixos: ciência e tecnologia; qualificação profissional; climatologia e sustentabilidade, com olhos voltados para a região Centro-Oeste. O objetivo é aprimorar a atividade no campo, conectá-la a cidade e garantir qualidade de vida.
- Participar de um evento considerado vitrine da agricultura na região é uma oportunidade para discutir assuntos de interesse público e esclarecer questões ligadas ao setor – explica o presidente da Aprosoja Brasil – Associação dos Produtores de Soja e Milho, Almir Dalpasquele, que é debatedor do Seminário.
Além de Dalpasquale, também debaterá o mesmo tema no painel o presidente da Academia Nacional da Agricultura, Roberto Rodrigues. O presidente da Famato – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rui Carlos Otonni Prado, será moderador da discussão.
Sobre a Bienal
A Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central é vitrine do agronegócio da região Centro-Oeste. Traz para discussão os temas mais emergentes do setor e já está na agenda dos principais eventos agro do País. É realizado pelas federações de agricultura e pecuária dos estados de MS, MT, GO e do Distrito Federal, de forma rotativa. A edição 2015 será realizada em Campo Grande (MS) e tem patrocínio da Monsanto, Bayer, Dow, Basf e OCB Centro-Oeste – Organização das Cooperativas do Brasil. Para mais informações, acesse www.bienaldaagricultura.com.br.
Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL