00FEIJAO_ARROZ

AUMENTA OFERTA DE FEIJÃO

Apesar das quedas relatadas na produção de feijão no último relatório da Companhia de Abastecimento Nacional (CONAB), a oferta de feijão preto deverá aumentar no país.

Estima-se que sejam produzidos no total 1,2 milhão de toneladas de feijão nesta safra, sendo 317 500 toneladas são de feijão preto comum. Isso representa um aumento de 26,5% em relação à última safra.

Além do aumento de produtividade, há também um aumento de área cultivada. O Paraná, estado que mais produz o grão no país, já está com seu plantio praticamente concluído, e apresentou um aumento de 5% de área cultivada, ocupando 117 500 hectares.

- Os produtores do Paraná estão trocando o feijão cores, conhecido mais como carioquinha, pelo plantio de feijão preto. Isso é uma novidade, pois há um aumento não só da renda do produtor como da oferta de feijão preto no mercado – comenta Aroldo de Oliveira Neto, superintendente de informações do agronegócio na CONAB.

Esse aumento se dá por alguns fatores climáticos e mercadológicos. O grão preto respondeu melhor à estiagem que ocorreu no começo do ano. Além disso, ele conserva por mais tempo sua coloração, fator importante na hora de apresentar o produto para a venda.

- Apesar do feijão carioca representar 67% da produção nacional, ele tem dificuldade de mercado por questões comerciais, principalmente por perder sua coloração com muita rapidez. O feijão preto leva mais tempo para perder suas características, então acaba gerando mais lucro para o produtor – resume Oliveira Neto.

Outro fator que contribuiu para esse aumento de oferta do grão usado na típica feijoada brasileira foi a forte alta de preço da variedade cores em 2016, resultado de uma safra ruim no ano anterior.

Fonte: Exame



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.