Os mais de 30 municípios que estão sem protetor solar para distribuição gratuita aos agricultores familiares serão priorizados pela Secretaria Estadual de Saúde no cronograma de entrega.
A garantia foi dada em reunião entre o deputado estadual Elton Weber, a coordenadora de Mulheres da Fetag, Lérida Pavanelo, e o secretário adjunto estadual de Saúde, Francisco Paz, nesta terça-feira, no Centro Administrativo, em Porto Alegre.
O Estado comprou 84 mil fracos. Deste total, 60 mil começam a ser distribuídos ainda nesta semana. O secretário explicou que o atraso no fornecimento, provocado por um problema com os lacres da embalagem, foi resolvido. Na próxima semana, a Fetag fará um monitoramento sobre o avanço da situação.
- Saímos mais tranquilos com o comprometimento que as cidades com falta produto serão priorizadas – disse Lérida.
No encontro, também ficou acertado que a Secretaria da Saúde enviará um comunicado às coordenadorias no Interior reforçando que não há necessidade de recadastramento de agricultores no programa. A exigência vinha ocorrendo em algumas cidades. A Fetag também enviará comunicado aos STR informando essa orientação.
Ficou definido ainda que um grupo de trabalho discutirá os fluxos operacionais do programa a partir da extinção do Lafergs, o que determinou a necessidade de redesenho da Portaria 304.
- Foi um encontro bastante produtivo, esperamos ter resolvido o problema de falta do produto que está ocorrendo – concluiu Weber.
Criado em 2014 por uma lei do deputado Heitor Schuch com o objetivo de prevenir casos de câncer de pele, o programa já distribuiu mais de 300 mil unidades a 100 mil produtores cadastrados.
Fonte: Secretaria da Agricultura do RS