O Governo de Alagoas ao lado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa/SFA-AL), inicia nesta segunda-feira (20), a elaboração do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono. O documento vai integrar o Programa Nacional de Agricultura de Baixo Carbono, que visa o cumprimento do papel brasileiro como signatário dos protocolos internacionais para redução da emissão de gases do efeito estufa.
As oficinas de trabalho para elaboração do Plano Estadual se estendem até a quarta-feira (22), alcançando um total de 26 horas de debate. Vinte entidades foram convidadas para integrar o grupo gestor do plano, entre elas, universidades, Embrapa, Sebrae, Emater, Mapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Federação das indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal). A abertura das oficinas acontece a partir das 8h, na sede da Faeal, no bairro de Jaraguá, em Maceió.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Hibernon Calvacante.
- Os debates terão caráter estritamente técnico e vão definir as metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa na agropecuária, bem como as estratégias para que esses níveis sejam alcançados – disse ele.
Os participantes serão divididos em seis grupos de trabalho sobre os temas Recuperação de Pastagens Degradadas; Fixação biológica do Nitrogênio; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Plantio Direto; Aproveitamento de Resíduos Animais para Geração de Energia e Florestas Plantadas.
- Serão três dias de trabalho pesado, onde queremos discutir não só os objetivos que queremos alcançar, mas também o que será necessário para alcançá-los. Ou seja, vamos estabelecer os papéis de cada ente envolvido, o que precisaremos para as capacitações e o que será prioridade. A discussão tem um viés ecológico, mas queremos trabalhar com tecnologias que gerem retorno financeiro ao produtor – explicou o secretário de Estado da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, que vai comandar a abertura das oficinas nesta segunda-feira.
Fonte: Aqui Acontece