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LOGÍSTICA DO AGRO

O agronegócio brasileiro “cresceu a passos largos nos últimos 50 anos”, se destacando como o segundo maior exportador do mundo, porém, a infraestrutura logística não acompanhou essa expansão, afirmou o consultor para logística e infraestrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Antonio Fayet.

- Crescemos e exportamos muito, mas ainda gastamos demais com logística. –

Segundo ele, a logística está sufocando a produção rural, não apenas para o agricultor, mas para toda a cadeia produtiva.

Fayet estava entre especialistas, empresários e autoridades que participaram do fórum Logística e Infraestrutura no Agronegócio, realizado ontem, em São Paulo – uma parceria do Estado com a CNA. Para o presidente executivo da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), César Borges, essa defasagem se dá porque o Brasil investiu pouco em infraestrutura nos últimos anos.

- Se comparamos o investimento de 2013 até hoje, a redução é de mais de 50%, o que agrava um problema crônico do País – disse Borges. – Nossa infraestrutura logística foi construída antes da explosão do agronegócio – explica o presidente da CNA, João Martins da Silva.

Ele afirmou que o agronegócio brasileiro dentro da porteira é capaz de produzir mais e melhor, mas para fora é “um pesadelo”.

O executivo citou que são milhares de quilômetros de caminhão em rodovias precárias e portos congestionados.

- Essas condições elevam em 25% o valor do frete e no Norte chega a 35% – afirmou. Pelo menos 60% da carga é transportada por estradas. -

João Martins comentou ainda que os modais mais recomendados, como o ferroviário e o hidroviário, são pouco usados.

- Esses modais têm capacidade mais elevada, são menos poluentes e têm custos muito menores. Todos concordaram que grande parte da produtividade do agronegócio brasileiro, resultado de pesquisas e investimentos do produtor, se perde no trajeto da fazenda até o porto – são mais de 1.500 km em trechos terrestres. Segundo Fayet, da CNA, um terço da produtividade do campo é gasto com logística. A logística sufoca o desenvolvimento do agronegócio. -

Concessões

Os desafios do agronegócio, em especial no momento em que a economia começa a se recuperar de uma recessão, exigem soluções duradouras e, nesse cenário, as concessões surgem como prioridade.

- Há muito tempo não se dá ao setor a importância que ele merece – disse Borges, presidente executivo ABCR. – A concessão nasceu da falta de recursos dos governos – argumentou.

- Sabemos da situação em que o governo se encontra, então, sabemos que no curto prazo investimento estatal não vai acontecer. Acho que é fundamental a iniciativa privada para o desenvolvimento da logística e infraestrutura no Brasil – afirmou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos.

Para o diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, o desafio do setor produtivo em logística é constante.

O presidente executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luiz Baldez, explicou que seria mais eficiente se o dinheiro investido em políticas de subsídios à safra agrícola fosse revertido para reduzir o custo de infraestrutura.

- Essa conta precisa ser feita pelo Estado. Fábio Trigueirinho, secretário executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), concorda: É mais importante investir em infraestrutura do que subsidiar sua ineficiência. -

Fonte: Estadão Conteúdo



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