A atuação da área acadêmica relacionada à pesquisa agropecuária será tema de audiência pública interativa da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta terça-feira (31). O debate faz parte da avaliação da Política de Pesquisa Agropecuária, política pública do Poder Executivo escolhida para ser analisada pela CRA em 2017.
O pedido de realização da audiência é da senadora Ana Amélia (PP-RS). Ela é relatora do requerimento (RCA) 16/2017, apresentado pelo presidente da comissão, senador Ivo Cassol (PP-RO), que sugeriu a análise da Política de Pesquisa Agropecuária.
De acordo com Cassol, é necessário conhecer a fundo a “evolução das estatísticas de produção científica e tecnológica das instituições públicas e privadas, os orçamentos planejados e efetivamente executados e a estrutura das instituições de pesquisa”.
A senadora Ana Amélia afirma que a avaliação das políticas voltadas para o fomento a pesquisas na área agropecuária e agroindustriais permitirá o debate sobre a atuação governamental no setor. E também contribuirá para “aprimoramentos ou inovações necessárias do marco legal relacionado a essas políticas, os quais contribuirão para proporcionar ainda mais competitividade ao agronegócio brasileiro”.
Foram convidados para a audiência representantes do Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro), do Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP).
A reunião da CRA está marcada para às 11h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado. A audiência é interativa, sendo possível participar com comentários ou perguntas por meio do Portal e-Cidadania e da central de atendimento Alô Senado (0800612211).
Fonte: Agência Senado