O Sistema FAEP/SENAR-PR organizou ao longo de 2017 quatro viagens técnicas à Europa. O intuito era conhecer modelos e exemplos de produção de energias renováveis. Ao todo 142 pessoas, entre técnicos; produtores rurais; líderes sindicais; secretários de Estado; e representantes de órgãos governamentais, de instituições privadas e de empresas de energia, integraram as quatro delegações.
As comitivas percorreram cerca de 2,5 mil quilômetros cada e passaram por 22 cidades da Alemanha, Áustria e Itália, países que são referências na exploração do biogás e de energias eólicas e fotovoltaicas. Os governos locais adotam há mais de 20 anos políticas de incentivo à produção de bioenergia. Dependentes de energias oriundas de termoelétricas e de combustíveis fósseis, esses países conseguiram desenvolver, com subsídios, usinas de energia verde em seus territórios.
A medida contribui também para gerar renda aos produtores rurais, dar finalidade à biomassa produzida no campo, aproveitar recursos naturais e elevar os investimentos em pesquisas sobre tecnologias voltadas à bioenergia. “Vi ações muito importantes em relação a dejetos e descartes que podemos levar para o Brasil. Transformar esses resíduos em energia traz benefícios para a população”, afirma Oradi Caldatto, vice-presidente da FAEP e presidente do Sindicato Rural de Pato Branco.
Leia mais sobre as viagens técnicas pela Europa aqui.
A notícia Viagens técnicas conhecem modelos de produção de bioenergia da Europa apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.
Fonte: Sistema FAEP