Em várias cores e sabores, as uvas são conhecidas por trazerem benefícios para a saúde. Na Serra Gaúcha, essa deliciosa fruta é a principal matéria-prima utilizada há mais de 80 anos pela Cooperativa Nova Aliança – que tem sua sede no município de Flores da Cunha – na fabricação de suco integral, vinhos finos e de mesa, espumantes, e outros derivados como néctares, cooler, sagu e quentão sem álcool que são comercializados nacionalmente.
A cooperativa tem uma produção de 32 milhões de litros, sendo 60% destinado ao suco. Na última safra, a colheita nas propriedades dos cerca de 900 associados chegou a 43 milhões de quilos de uva. Entre os grandes incentivadores dessa produção estão os programas do Governo Federal, mão de obra da agricultura familiar e as premiações dos produtos, inclusive internacionais, com medalhas de prata e ouro. Vários agricultores têm ou já tiveram acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Com o passar dos anos, a Cooperativa foi percebendo a importância do acesso a políticas públicas e buscou mais incentivos. Atualmente, comercializa parte da produção para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) pelo qual repassa sucos de uva para escolas da rede estadual e municipal. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) também está presente em outra conquista: neste ano, foi renovada a permissão de uso do Selo de Identificação da Participação da Agricultura familiar (Sipaf), utilizado em 11 produtos.
O presidente da Cooperativa, Alceu Dalle Molle, de 50 anos, fala que 60% do financiamento do projeto da nova planta da Nova Aliança veio através de acesso a créditos no Pronaf.
- Nosso cooperado trabalha com o Programa que custeia as produções, compra de equipamentos e insumos. A intenção é expandir e contar com mais incentivos como esses – aponta.
Crescimento mantendo tradição
Expandir é um dos objetivos do empreendimento cooperativo. Mantendo a tradição, a Nova Aliança está ampliando áreas de vinhedos, executando reformas em uma filial e seguindo com a fabricação do suco de uva orgânico que chega a 5% da produção total.
- Temos uma expectativa de ganhos e continuidade no meio rural. O sucesso é fruto do nosso trabalho e toda política que vem em favor dos produtores fica o legado dos investimentos que foram feitos – assegura.
O agricultor familiar e associado à Nova Aliança, Márcio Roberto Ferrari, de 44 anos, optou em produzir orgânico há 16 anos. Ele conta que sente a necessidade de manter o meio ambiente preservado e ter segurança nos alimentos que coloca na mesa.
- A intenção é não ingerir veneno e passar segurança para nossos consumidores. A oportunidade que o orgânico nos proporciona faz com que a gente invista com um menor custo e certeza na qualidade do produto – afirma.
Histórico
A Cooperativa Nova Aliança é uma junção de cinco cooperativas vitivinícolas tradicionais da região da Serra Gaúcha, criadas na década de 1930, que entendeu que a união seria uma nova aliança, surgindo então o nome. A união ocorreu no final do ano de 2010. As famílias associadas participam do processo entregando sua produção de uva na Cooperativa. Atualmente, conta com cerca de 250 funcionários e mantém moderna planta industrial com 24 mil metros quadrados em Flores da Cunha e unidades em Farroupilha, na Serra Gaúcha, e Santana do Livramento, na região da Campanha do Rio Grande do Sul, com capacidade de processamento de até 50 milhões de quilos de uva.
Fonte: MDA