A oferta de 420 touros e 500 ventres, além de 70 lotes de equinos, será o ponto alto da Exposição Agropecuária — Farm Show 2017, que neste ano chega à 84ª edição, em Dom Pedrito, no Sudoeste do Rio Grande do Sul. O evento ocorre de 19 a 30 de outubro e teve a sua programação, com um total de oito remates, apresentada à imprensa nessa segunda-feira, em Porto Alegre. As cabanhas apostam na tradição e na inovação para enfrentar o momento de queda nos preços, provocada pela instabilidade econômica do País, e vão demonstrar uma tendência crescente no mercado, que é a oferta de animais geneticamente avaliados.
Bernardo Pötter, da Agropecuária Caty, que integra o 45º Remater Guatambu, Alvorada e Caty, no dia 19, afirma que entre os animais ofertados estarão exemplares campeões da Prova de Avaliação a Campo da Associação Brasileira de Hereford e Braford e destaques no teste de progênie da Conexão Delta G, além de bovinos com avaliação genômica para resistência ao carrapato. Este é o terceiro ano que a avaliação é oferecida, com o objetivo de enfrentar uma das pragas que mais preocupam os pecuaristas. Conforme Pötter, a crise favorece o investimento em genética de ponta.
- Neste ano difícil, o produtor vai investir certo – confia.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves, a expectativa é repetir o volume de vendas do ano anterior, quando a comercialização alcançou R$ 4,6 milhões.
- Pelas feiras que nos antecederam, temos a certeza de que vamos no mínimo manter a média – afirma.
Conforme Gonçalves, a Farm Show deste ano conta com incremento tanto em qualidade quanto em volume de animais ofertados.
- Em Dom Pedrito não tem reserva de mercado, vendemos o que é melhor – afirma.
A programação conta com os remates Guatambu, Alvorada e Caty (19 de outubro); Top Braford & Hereford, do Rincão da Figura e Parceiros (21 de outubro); Quiri (26 de outubro); Santa Thereza (27 de outubro); Wolf Genética & Pitangueira (27 de outubro); Marcas de Raça — Crioulos (27 de outubro); Genética da Campanha, da Fazenda Barragem e Cabanha Don Angélico (28 de outubro); e Leilão Entre Amigos – Crioulos (28 de outubro).
Fonte: Correio do Povo