O plantio de milho primeira safra no Paraná ultrapassou metade da área projetada e atingiu 54 por cento do total previsto até esta terça-feira, de acordo com monitoramento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado.
Com o retorno das chuvas após um setembro marcado pela estiagem, a semeadura avançou 21 pontos percentuais em uma semana, para 185,95 mil hectares.
O governo paranaense estima o plantio total de milho primeira safra, colhido no verão, em quase 344 mil hectares, o menor plantio já registrado.
Refletindo isso e também a perspectiva de menor produtividade, a produção do cereal deverá cair 37 por cento no verão, para 3,11 milhões de toneladas, ainda de acordo com o órgão da Secretaria de Agricultura.
Em relação à soja, o plantio alcançava 34 por cento da área projetada até esta terça-feira, ou 1,87 milhão de hectares, avançando 18 pontos percentuais na semana.
O Deral projeta que a oleaginosa deve avançar sobre as áreas de milho em 2017/18 e alcançar uma semeadura recorde de 5,4 milhões de hectares, mas com produção 2 por cento menor, de 19,46 milhões de toneladas, em razão dos rendimentos mais baixos esperados.
Também nesta terça-feira, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetou que o Brasil produzirá 106 a 108 milhões de toneladas de soja em 2017/18 e até 26,43 milhões de toneladas de milho primeira safra.
Fonte: Reuters