Os armazéns privados de 32 municípios do sul catarinense e as estruturas portuárias de Imbituba serão recadastrados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante o mês de outubro. Trata-se de mais uma etapa do censo de armazéns realizado pela estatal em todo o país. No caso de Santa Catarina, as visitas seguintes abrangerão ainda as regiões do Vale do Itajaí e Serrana.
A rede armazenadora da região sul é composta atualmente por 280 armazéns com capacidade estática de aproximadamente 1 milhão de toneladas, distribuída entre 40 unidades convencionais e 238 silos. Na etapa atual do censo, iniciada nesta semana, técnicos da Conab percorrerão os municípios para atualizar informações nas cidades de Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Orleans, Pedras Grandes, Rio Fortuna, Sangão, Treze de Maio, Tubarão, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Urussanga, Araranguá, Ermo, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Passos de Torres, Praia Grande, Sombrio, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo.
Além desses municípios, mais 14 cidades da região sul poderão receber a visita dos técnicos da Companhia, para identificar a existência de armazéns ainda não cadastrados. O censo está previsto para ocorrer em todas as mesorregiões do estado, a exemplo do que foi feito no oeste catarinense no último bimestre de 2016 e 2017 no planalto norte. O trabalho permite levantar informações como identificação, capacidade e qualificação técnica. Os dados ficam disponíveis para consulta e podem ser acessados por agricultores, cooperativas, indústrias, governo e demais interessados.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB