drone_portal

Estratégias para fortalecer grãos no Paraná

Melhor prevenir do que remediar. Obedecer ao calendário de plantio e respeitar o período de vazio sanitário são as melhores formas de combater a ferrugem asiática da soja. De acordo com a pesquisadora Cláudia Godoy, da Embrapa Soja, nos últimos anos o fungo causador da doença sofreumutações, tornando-se resistente a boa parte dos fungicidas disponíveis no mercado. Por isso, se a ferrugem aparecer, seu controle será muito difícil. “A principal estratégia hoje para controlar a ferrugem é você escapar dela. Fazer o vazio [sanitário] e plantar cedo”, decreta a pesquisadora, que fez uma apresentação sobre o tema para os integrantes da Comissão Técnica de Cereais, Fibras e Oleaginosasda FAEP, no dia 28 de agosto, em Curitiba.

Segundo Cláudia, nos últimos anos os fungicidas utilizados para tratar a doença vêm perdendo sua eficácia. Na safra 2015/16 havia 123 produtos registrados com eficiência agronômica comprovada. Na safra 2016/17, esse número caiu para 60. E em 2017/18, de acordo com a pesquisadora, serão apenas 26. “Isso não significa que esses produtos funcionam. Alguns têm apenas 40% de controle”, explica.

Durante a reunião de comissão da FAEP, Cláudia Godoy apresentou os resultados de um ensaio realizado em propriedades em todas as regiões do país na safra 2016/17. O estudo avaliou a eficiência comparativa de dois tipos de fungicidas: com e sem o grupo químico das carboxamidas. O ensaio mostrou que muitos fungos já estão resistentes a esta molécula. Outras substâncias, como os triazóis e as estrobilurinas, já vinham perdendo eficácia contra a doença nos últimos anos.

Leia  a matéria completa aqui.

A notícia Estratégias para fortalecer grãos no Paraná apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.

Fonte: Sistema FAEP



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.