A partir da próxima segunad-feira (4), pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos da região de Baixa Grande, no interior do estado, poderão adquirir milho dos estoques públicos sem grandes deslocamentos. O produto será ofertado em uma Unidade Satélite de Venda (USV) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), aberta em caráter excepcional e provisório no município pelo prazo inicial de 90 dias, com possibilidade de prorrogação.
Com o novo ponto, a Conab pretende ampliar o alcance do Programa de Vendas em Balcão, que oferta o milho a pequenos criadores e agroindústria de pequeno porte que utilizam o grão na ração animal, a preços compatíveis com o mercado atacadista da região. No caso de Baixa Grande, a venda de milho será feita pelo valor subsidiado de R$ 33,00 a saca de 60 Kg, autorizado pelo Conselho Interministerial dos Estoques Públicos (Ciep) para as regiões Norte e Nordeste até o final deste ano.
A abertura da USV garante atendimento a criadores da microrregião de Itaberaba e da Bacia do Jacuípe, territórios onde está localizado o município de Baixa Grande. Estudos da Conab apontaram que a região estabelecida como Território de Identidade da Bacia do Jacuípe (no sertão baiano) possui número significativo de rebanhos e representou, nos últimos 5 anos, 8% de todos os clientes atendidos pelo Programa de Vendas em Balcão no estado. Os municípios desses territórios são mais próximos de Baixa Grande do que da Unidade Armazenadora da Conab de Itaberaba/BA, que atualmente atende as demandas locais e para onde os clientes hoje precisam se deslocar, em média, 300 Km (ida e volta) para adquirir o produto.
A Unidade Satélite será instalada em um galpão cedido pela prefeitura de Baixa Grande, localizado na Rodovia BA 052, s/nº – Vila Prodecor – Sentido Baixa Grande-Irecê. A prefeitura providenciou a reforma do armazém, além de instalações elétricas, de escritório e funcionários para auxílio nos atos de expediente. A instalação foi vistoriada pela Companhia, atestando o atendimento das exigências mínimas necessárias para o adequado funcionamento. O local ficará vinculado à Unidade Armazenadora da Conab em Irecê/BA.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/6344/6393/2256/6389
Fonte: CONAB