O sábado de sol e calor levou muita gente para o Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio/RS no primeiro dia da Expointer 2017. Nos pavilhões dos animais, as famílias da grande Porto Alegre estiveram presentes, principalmente, para as crianças verem de perto as atrações da fazenda. No espaço destinado às máquinas agrícolas, teve movimento de produtores rurais, inclusive, de outros estados, como Santa Catarina e Paraná, mas o aquecimento dos negócios é esperado para durante a semana.
Na solenidade de abertura da 40ª Expointer, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, reforçou que o agricultor faz a diferença no País com trabalha e determinação. Maggi disse que o agronegócio gaúcho tem grande peso na agricultura brasileira.
- Os municípios do Rio Grande do Sul receberam mais de R$ 68 milhões para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas – completou, ao dizer que o ministério trabalha para desburocratizar a máquina. Exemplo disso foram as mais de 750 normas mudadas no programa Agro+.
O governador, José Ivo Sartori, também elogiou o trabalho do produtor rural e, inclusive, disse que é um exemplo para superar os desafios em busca da sustentabilidade política e econômica, na esperança de um novo caminho.
- A prova está aqui, na Expointer. A vida real mostra que a saída está no trabalho, na cooperação e na superação. Está nas pessoas, nas mãos da gente – reiterou Sartori, ao celebrar a consolidação da Expointer, fruto de um longo trabalho de parceria de diversos atores, que nem sempre pensam igual, mas trabalham juntos para o bem de todos.
A feira, que estende-se até 3 de setembro, tem como tema desta 40ª edição: ‘O campo cria o futuro’. Os organizadores esperam repetir a movimentação de negócios da edição passada que somou R$ 1,9 bilhão.