- Apostar na irrigação é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro – afirma o pesquisador e supervisor do Núcleo de Articulação Internacional da Embrapa Cerrados, Lineu Rodrigues.
Ele é um dos palestrantes do 2° Seminário de Irrigação de Goiás, evento que ocorrerá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Goiânia. Lineu abordará o tema
- Nova proposta para estimativa da quantidade de água utilizada na agricultura irrigada – no dia 31 de agosto, às 17h.
Lineu ressalta que o sistema de irrigação no Brasil ainda é fragilizado.
- Não acredito que o momento atual do país irá favorecer a irrigação, principalmente com extinção da Secretaria Nacional de Irrigação (Senir). É importante que os agricultores se mobilizem, se organizem em associações, cooperativas e participem efetivamente dos comitês e conselhos de forma a influenciar nas decisões que interferem no desenvolvimento da irrigação – diz.
Outro ponto que Rodrigues pretende abordar em sua apresentação é sobre a importância da informação em relação ao uso da água na agricultura irrigada, e abordando novas metodologias para melhorar a estimativa da quantidade de água utilizada.
Para o palestrante, a agricultura irrigada enfrenta atualmente importantes desafios institucionais, políticos e técnicos.
- É preciso uma unidade capaz de coordenar o processo de integração entre as instituições governamentais, entre as instituições governamentais e não governamentais. Esse esforço, entretanto, só será possível e efetivo se houver um real envolvimento dos usuários – observa.
Programação
O seminário será dividido em quatro painéis, ‘Construindo Ambientes Produtivos’, Sistemas e Tecnologias de Irrigação na Agricultura’, Sistemas e Tecnologias de Irrigação na Pecuária’ e ‘Alternativas Energéticas para a Irrigação’. O evento contará com palestras de Miguel Daoud, Lineu Rodrigues, da Embrapa Cerrados; Dr. Afonso Peche, do Instituto Agronômico de Campinas; Dr. Luís Henrique Bassoi, da Embrapa Instrumentação; Cláudio Toledo, da Pivot Irrigação; consultor da MS Integração, Dirceu Broch; Adilson de Paula Almeida, das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), do secretário executivo do FCO, Danilo Ferreira Gomes; José Carlos, diretor executivo da Mtec Energia e Vitor Gaiardo, produtor rural e engenheiro eletricista. Durante o evento, serão apresentados também Casos de Sucesso.
Fonte: FAEG