A Embrapa lança nesta quarta-feira (2) o Mapa de Aptidão Agrícola das Áreas Alteradas da Amazônia Legal. O produto tecnológico vai ser apresentado pelo chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri, em palestra no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, a partir das 15h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA).
O mapa é destinado à gestão estratégica do território e traz informações para a compreensão e avaliação do uso da terra, zoneamentos e planejamentos regionais, estaduais e municipais, além de planos setoriais, como uso e conservação de recursos hídricos, corredores de desenvolvimento, sistemas viários, entre outros.
A aptidão das áreas alteradas da Amazônia Legal foi classificada com as denominações de boa, regular ou não recomendada, seja para pecuária ou agricultura, e ainda boa exclusivamente para a agricultura familiar. O trabalho é resultado do projeto Uniformização do Zoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia Legal (UZEE-AML) e foi elaborado pelo trabalho conjunto da Embrapa Amazônia Oriental e Embrapa Solos.
Fonte: Embrapa