O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição pela AGCO Corporation da unidade de componentes de agricultura de precisão Precision Planting, da Monsanto, segundo publicação no Diário Oficial da União desta terça-feira.
O negócio tem escopo global e envolve também os ativos da empresa no Brasil e na Argentina, segundo disseram as empresas ao órgão antitruste.
- A Monsanto decidiu sair do negócio de componentes de agricultura de precisão para plantadeiras, visando se concentrar em fornecer soluções de tecnologia agrícola para agricultores e agrônomos. Já para a AGCO, a operação representa uma oportunidade de expansão de seu portfólio – afirma o Cade em seu parecer sobre a aquisição.
A operação já foi submetida às autoridades concorrenciais dos Estados Unidos e será apresentada às autoridades de Ucrânia e Argentina.
Segundo o Cade, a Precision Planting “tem presença limitada no Brasil”, com um portfólio de produtos mecânicos, sistemas de controle e monitores para agricultura de precisão, enquanto a AGCO opera fabricando e vendendo equipamentos agrícolas como tratores, plantadeiras e outros.
Fonte: Reuters