A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) prevê que os embarques entre julho e agosto deste ano devem ficar 76% acima do movimento registrado no mesmo período do ano passado.
Um levantamento feito junto aos terminais de grãos mostram que são esperadas 2,97 milhões de toneladas de cargas para o período. De julho a agosto do ano passado foram escoadas 1,69 milhão de toneladas.
Segundo a estimativa, são esperadas 1,1 milhão de toneladas de soja, 650 mil toneladas de farelo de soja e 1,2 milhão de toneladas de milho.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, explica que a diferença de um ano para o outro se deve à retomada das exportações de milho, cujos preços se “tem se recuperado no mercado internacional”.
O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, comenta que o Porto de Paranaguá bateu recorde histórico de movimentação no primeiro trimestre de 2017, com embarque 11,67 milhões de toneladas.
- Manteve ainda um volume de operações no mesmo patamar do ano passado no segundo trimestre, quando o volume de cargas operadas foi de 13 milhões de toneladas – diz ele.
Fonte: Revista Globo Rural