O mercado global de açúcar está a caminho de um superávit de 3,5 milhões de toneladas em 2017/18, disse a casa de negociações de commodities Sucres and Denrees (Sucden) em relatório trimestral nesta quarta-feira.
A negociante de açúcar apontou que uma maior produção na União Europeia, na Índia, na Tailândia e na China guiou a projeção.
- As projeções de safra apontam para significativa alta na produção em muitos países – disse a Sucden, adicionando que a probabilidade de um El Niño diminuiu recentemente, o que traz menores riscos para o clima global.
A Sucden disse que vê a produção global subindo em 9 milhões de toneladas para um recorde de 183 milhões de toneladas na temporada 2017/18, que vai de outubro a setembro.
O consumo, enquanto isso, deverá crescer cerca de 2,5 milhões de toneladas, ou 1,4 por cento, para quase 180 milhões de toneladas, com início de recuperação na demanda da Índia e da China.
No mês passado a Sucden havia projetado um superávit de 3 milhões de toneladas.
A produção de açúcar do centro-sul do Brasil foi prevista pela Sucden em 34,9 milhões de toneladas, ante 35,6 milhões em 2016/17. Na primeira estimativa para a região em 2018/19, a Sucden projetou a produção do centro sul na próxima temporada em 36,5 milhões de toneladas.
Fonte: Reuters