Os dois estados, que são os maiores produtores de cacau do Brasil enfrentam momentos bem diferentes na safra atual. Na Bahia, vai ter queda na produção, enquanto no Pará, o crescimento pode chegar a 6%.
Há oito anos Sarah e Robson deixaram Santa Catarina rumo à Medicilândia, no sudoeste do Pará. Lá o casal administra um sitio de cem hectares, com 47 mil pés de cacau, onde emprega nove famílias de agricultores.
- A gente tira a nossa renda daqui, a gente sabe que daqui vai sair um chocolate bom, então isso é muito gratificante. Cacau é tudo para nós hoje – diz Robison Brogni, produtor rural.
Sérgio Trevisan é outro produtor que está se dando bem na cidade que concentra metade da produção de cacau no Pará. Ele plantou 15 mil pés em uma área que estava desmatada e sem uso. Conta que a região é ideal para o cultivo de cacau porque, além de fazer sol o ano todo, chove com frequência e o solo é muito fértil.
- Aqui no município de Medicilândia tem muitos pequenos produtores que tão optando por plantar cacau, inclusive em chácaras pequenas, de 3,4 mil pés, porque isso vai garantir o sustento deles – comenta o produtor rural.
Fonte: Globo Rural