A empresa Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, uma gigante do agronegócio que tem sede na região norte do Paraná, entrou com um pedido de recuperação judicial. As dívidas da empresa ultrapassam os R$ 2 bilhões. Agora, agricultores que venderam grãos para a empresa não sabem se vão receber.
O grupo Seara, que não tem nada a ver com a Seara Alimentos, do grupo JGB, foi fundado há 60 anos e tem negócios nos setores de agropecuária, terminais de carga, fábrica de ração e de produtos plástico.
Os acionistas dizem que foram afetados pela crise econômica, por atrasos no recebimento de créditos tributários, por problemas de logística ferroviária e de restrições de crédito.
A Justiça nomeou um administrador de uma firma especializada, e também suspendeu algumas ações de cobrança contra a empresa. Também autorizou que ela devolva 133 dos 193 caminhões que tinham sido financiados.
Com isso, o grupo tem 60 dias para apresentar um plano de recuperação que precisa ser aprovado por uma assembleia de credores.
- Ela tem uma estrutura invejável. Superando esses problemas, com dedicação dos diretores e de todos os funcionários, temos uma esperança muito grande nessa recuperação – pontuou o advogado da empresa João Tavares de Lima Filho.
Fonte: G1