Delegações dos governos de Madagascar e Mali estão na Paraíba para conhecer as políticas públicas de apoio à agricultura familiar e de combate à insegurança alimentar e nutricional executadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e por outros órgãos federais e estaduais, com o objetivo de aprimorar os programas sociais dos países africanos. As ações serão apresentadas nesta quarta-feira (10), em uma reunião promovida pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA) no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
Participam do encontro o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (FAO), Daniel Balaban, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e representantes de órgãos federais como o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Na oportunidade, serão mostradas políticas públicas que garantem sustentabilidade no desenvolvimento da agricultura familiar e a experiência brasileira no fornecimento de alimentos da agricultura familiar para alimentação escolar. O superintendente regional da Conab na Paraíba, Gustavo Guimarães, apresentará as principais ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Compra com Doação Simultânea, que compra produtos da agricultura familiar e doa a instituições socioassistenciais, promovendo a segurança alimentar e nutricional e estimulando a geração de trabalho e renda com sustentabilidade.
A missão dos governos de Madagascar e Mali permanece na Paraíba até sexta-feira (12), com uma agenda intensa que inclui visitas de campo a comunidades beneficiadas pelos programas da Conab. Na quinta-feira (11), os representantes africanos visitarão a Cooperativa de Produtores (Coaprodis), na cidade de Bananeiras. Na sexta-feira (12), a visita será ao Centro de Referência de Educação Infantil (Crei), à Cozinha Comunitária e ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Timbó, em João Pessoa, que recebem os produtos adquiridos pela Conab por meio do PAA. Na oportunidade, também assistirão a uma apresentação sobre outras políticas públicas de apoio aos pequenos produtores executadas pela Companhia no estado, como o Programa de Vendas em Balcão e a Política de garantia de Preços Mínimos para produtos da Sociobiodiversidade (PGPM- Bio).
Serviço:
Visita das delegações de Madagascar e Mali
Data: 10 de maio
Local: Palácio da Redenção (JP)
Horário: 14h (dia10)
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB