drone_portal

UTI DE TRATORES

Na agricultura moderna, o papel das máquinas agrícolas no desempenho das lavouras é inquestionável. Para o produtor Manoel Henrique Pereira Junior, de Palmeira, nos Campos Gerais, a admiração por esses equipamentos vai além do uso no plantio e na colheita. Tanto que um antigo galpão da propriedade, construído há mais de 50 anos para ser um paiol, foi transformado em minimuseu para acolher os 13 tratores produzidos antes da década de 1960, e que passaram por um longo processo de restauro até voltarem a funcionar.

O hobby de Pereira começou décadas atrás com um John Deere 1949, comprado zero quilômetro pelo avô Henrique Pereira. Após anos de serviços prestados na propriedade em Palmeira, a máquina acabou aposentada e encostada num canto. Até Manoel resolver restaurar para preservar a história da fazenda, comprada em 1958 pelo avô. “Tudo começou com esse John Deere”, afirma, orgulhoso da coleção de máquinas antigas.

A rotina do colecionador inclui o monitoramento das redes sociais para identificar “carcaças” de tratores antigos, em qualquer parte do país, que podem fazer parte do acervo. Foi assim com a última máquina incorporada à coleção, um Ford 641 Workmaster, fabricado em 1956.

“Descobri esse em Irati. Um vendedor de cerca comentou e eu fui atrás. Comprei em 2014 por R$ 5 mil de um ferro velho. Foram anos de trabalho para deixar no estado original”, conta Pereira. “Esse tipo de trabalho não pode ter pressa”, complementa.

Leia a matéria completa e veja as fotos dos tratores restaurados aqui.

A notícia UTI de tratores apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.

Fonte: Sistema FAEP



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.