Agronegócio do Paraná tem provado sua força mesmo em um cenário de recessão econômica. Apesar da crise que assola diversos segmentos do país, a safra agrícola recorde que vem se desenhando, o crescimento da avicultura e o câmbio favorável permitiram um impulso do setor agropecuário no Paraná. De acordo com cálculos preliminares, o agronegócio estadual deve crescer 4% em 2015 – a economia nacional deve encolher 1,2%. No primeiro trimestre deste ano, o setor registrou evoluiu 5,9%, segundo dados do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes).
A agropecuária responde por 9% do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense. A participação salta para 35% considerando toda a cadeia do agronegócio – industrialização e outros serviços. O setor realiza 77% das exportações do estado.
A avicultura, atividade cujo Paraná é o maior produtor e exportador do Brasil, tem peso importante. De janeiro a maio, os frigoríficos do estado exportaram 551,6 mil toneladas de frango, 10% mais em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa quantidade representa 30% das exportações brasileiras.
São 37,7 milhões de toneladas de grãos serão colhidas no Paraná nesta safra, 5% maior em relação a anterior, segundo dados da Seab. A soja, carro-chefe do estado, contribui com 16,9 milhões de toneladas, 16% acima da temporada passada
Fonte: Gazeta do Povo