A Associação de Criadores de Gado de Mato Grosso (Acrimat) afirmou ter recebido um comunicado da JBS informando sobre a suspensão temporária da compra de bovinos para abate nas 11 plantas frigoríficas da empresa em Mato Grosso, após a Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, na semana passada. O G1 entrou em contato com a JBS e a assessoria informou que iria se manifestar em nota, mas até a publicação desta reportagem.
Segundo o diretor-executivo da entidade, Luciano Vacari, a compra deve ser suspensa nesta quinta-feira (23) e deve seguir até sábado (25).
Alguns frigoríficos, no entanto, já suspenderam o abate. Em Araputanga e Pontes e Lacerda, a 371 km e 483 km de Cuiabá, respectivamente, por exemplo, o abate está suspendo desta esta terça-feira (21), segundo o deputado Wancley Carvalho, que tem essa região como base eleitoral.
Para o diretor da Acrimat, o produtor sente o impacto dessa suspensão de imediato.
- O produtor já se programa. Pensa, vou abater tal dia e receber tal dia, tudo isso é programado e, quando acontece algo assim, quebra a estrutura do negócio, então não sabe como vai honrar o seu compromisso, onde abater os animais – explicou.
Fonte: G1 MT