O Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo-MT) analisa que a Operação Carne Fraca, deflagrada na sexta (17) pela Polícia Federal, atinge toda a cadeia produtiva da carne brasileira, mas ressalta que os 23 frigoríficos de Mato Grosso (11 de propriedade da JBS), nenhum envolvido na operação, fazem um trabalho de extrema confiabilidade. “Confiamos no trabalho das indústrias de Mato Grosso, bem como na inspeção do governo federal”, afirma o presidente do Sindifrigo-MT, Luiz Antônio Freitas Martins.
Ele explica que a operação, apesar de estar relacionada com produtos embutidos e não com carne in natura, já traz prejuízos para toda a cadeia produtiva da carne brasileira. Hoje, por exemplo, houve queda de R$ 0,40 no preço do quilo da carne com osso, o que prejudica o pequeno, médio e o grande produtor.
Vários países também declararam nesta segunda (20) o embargo temporário às importações da carne brasileira, como Chile, China e Rússia. A União Europeia fechou o mercado para os frigoríficos investigados. E Mato Grosso também sentirá reflexos dos embargos já que 23% da carne bovina produzida no estado são para a exportação. O resto vai para o consumo interno nacional, o que para Martins também terá redução pelo impacto da operação.
Fonte: RDNews