estiagem

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A pouca quantidade de chuva em Japorã, a 470 km de Campo Grande, foi motivo para a prefeitura decretar situação de emergência na zona rural da cidade, segundo publicação na edição desta quinta-feira (2) do Diário Oficial dos Municípios.

O município no extremo sul de Mato Grosso do sul teve baixos níveis de precipitação desde janeiro. Dentre os efeitos provocados pela estiagem estão graves prejuízos econômicos com o plantio da safrinha do milho e comprometimento dos serviços de abastecimento de água por meio da captação rústica, além de atrapalhar as reservas hidrológicas e capacidade de distribuição.

Em janeiro, era esperado pelo menos 145,4 milímetros de chuva em Japorã, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, mas só foi registrado 67,6 milímetros. A quantidade de chuva também ficou abaixo do esperado em fevereiro, quando choveu 73,8 milímetros, apenas 455 do esperado para o mês, que era de 162,4 milímetros. A última chuva significativa registrada na cidade foi em 24 de fevereiro, de 16,2 milímetros.

Fonte: G1 – MS



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.