A 10ª edição do Curso de Canola reuniu cerca de 200 participantes na Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), no dia 22 de fevereiro. O evento foi promovido pela Abrascanola e Embrapa Trigo, com o patrocínio da Cooperativa Agrária. Para o Presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola), Luiz Gustavo Floss, o curso de canola já se tornou uma referência de qualificação na cultura que está refletindo os resultados no campo:
- No passado, o produtor plantava canola um ano e abandonava a cultura na safra seguinte. Agora, vemos produtores experientes, que ampliam a área de cultivo a cada ano. Sem dúvida são resultados de uma assistência técnica mais preparada e do maior alcance na difusão de tecnologias para a canola – disse.
Para o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto, o papel da Embrapa, além de desenvolver pesquisas na canola, é trabalhar na transferência de tecnologias na cultura, ou seja, tornar o conhecimento acessível ao produtor e à assistência técnica.
- Eventos, como dias de campo, palestras e cursos, são fundamentais para compartilhar os resultados da pesquisa. -
O bom uso das tecnologias disponíveis no cultivo da canola conduziram as palestras técnicas do curso. O equilíbrio nos custos de produção, cuidados na semeadura, eficiência na adubação, informação sobre híbridos e manejo de plantas daninhas, manejo de insetos e polinizadores, além de orientações para melhores resultados na colheita foram os temas apresentados na programação.
- O rendimento da canola é mais limitado por falhas em aplicar, modificar e ajustar fatores de produção do que em função do clima e do solo – conclui o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm.
Homenagens
Na abertura do evento foram homenageados profissionais que contribuíram com as pesquisas e práticas de manejo na cultura da canola. Foram homenageados o pesquisador da Sociedade Educacional Três de Maio, professor Marcos Caraffa; o pesquisador da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, Juliano Luiz de Almeida; e o Gerente Agrícola na Celena Alimentos, Vantuir Scarantti.
Fonte: Embrapa