À medida que o mês avança, desaceleram-se os embarques semanais de carne de frango. Na primeira semana foram, pela média diária, 18.939 toneladas; na semana seguinte, 16.180 toneladas, quase 15% a menos; já na semana que passou, a terceira de fevereiro, houve nova redução, de quase 8,5%. Os embarques diários ficaram reduzidos a 14.816 toneladas.
Por ora, na média dos 13 primeiros dias úteis do mês (72% de um total de 18 dias úteis), o volume embarcado situa-se em 16.292 toneladas diárias, o melhor resultado dos últimos cinco meses. Mas como fevereiro é mais curto, o resultado global do período (mesmo mantida a média atual) tende a ser inferior ao de meses anteriores.
A média atual, por sinal, sugere agora embarque total não muito além das 293 mil toneladas, perto de 2% a mais do que foi exportado há um ano (288 mil/t em fevereiro de 2016) e quase 2% a menos que o embarcado no mês passado (325 mil/t em janeiro último).
Porém, nada impede que o volume ora projetado venha a ser superado – ainda que possa ocorrer alguma redução nos embarques diários. É que, normalmente, as atividades nos portos prosseguem normalmente mesmo nos dias de ponto facultativo (caso de segunda e terça-feira próximas, dias de Carnaval). Mas, neste caso, o volume “extra” só será contabilizado nos embarques do vindouro mês de março.
Fonte: Avisite