mandioca_0

MANDIOCA COM QUALIDADE

Desde o dia 13 até 16 de fevereiro, a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebe representantes do National Crops Resources Research Institute – NaCRRI (Instituto Nacional de Investigação Agrícola), sediado em Uganda, e da Fundação Syngenta, sediada na Suiça.

O grupo foi recebido na tarde do dia 13 pelo chefe-geral Alberto Vilarinhos, pelo chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, Aldo Vilar, e pelos pesquisadores Éder Oliveira, Saulo Oliveira, Márcio Porto e Alfredo Alves – esses dois últimos do Núcleo de Relações Internacionais (NRI).

O objetivo da visita é alinhar as atividades do projeto “Desenvolvimento de um sistema de produção de manivas-semente de mandioca” (MandiPlus), financiado pela Fundação Syngenta. Criado em 2012 e liderado pelo pesquisador Éder Jorge de Oliveira, o projeto atualmente recebe cofinanciamento da Fundação Bill e Melinda Gates, que pretende estender o uso da tecnologia em países africanos.

- A proposta é trocar experiências sobre os avanços atuais do projeto MandiPlus na rápida geração de material propagativo de mandioca dentro de um sistema integrado de produção de manivas-sementes com alta qualidade genética e fitossanitária. A ideia é trocar informações e ver como o NaCCRI e Embrapa podem avançar neste tema – afirmou Éder Oliveira.

No dia 14, Anthony Pariyo, Gerald Adiga, Charles Liri e Titus Alicai mostraram técnicas de multiplicação de manivas usadas em Uganda enquanto o analista Herminio Rocha, do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura, vai apresentar, no dia 16, informações sobre a “Rede de multiplicação e transferência de materiais propagativos de mandioca com qualidade genética e fitossanitária” (Reniva), coordenada pela Embrapa.

Fonte: Embrapa



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.