drone_portal

MINAS GERAIS: CONAB GARANTE RENDA A EXTRATIVISTAS EM 2016

 

Extrativistas mineiros de mangaba, macaúba, pequi e umbu receberam apoio à comercialização de sua produção em 2016, por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aplicou R$ 136,19 mil para complementar a renda referente a 488,5 toneladas de produtos de origem extrativa comercializados a preços abaixo do mínimo calculado pelo governo federal.

 

O bônus foi pago a cinco produtores de mangaba do município de Lontra pela venda de 7,9 toneladas do produto e a 14 produtores de umbu do mesmo município, pela comercialização de 73,83 t. Também foram contemplados 52 produtores de macaúba (de Brasília de Minas, Coração de Jesus, Dores do Indaia, Lontra, Mirabela e Montes Claros) pela venda de 257,85 toneladas e 24 produtores de pequi (Januária, Japonvar, Lontra), referente a 148,93 t do produto

 

A PGPM-Bio assegura preço mínimo para 15 produtos da sociobiodiversidade. Uma subvenção direta é concedida quando os extrativistas comprovam a venda do produto extrativo por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal. A política assegura renda às populações que possuem formas próprias de organização social e ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Simultaneamente, fomenta a proteção ao meio ambiente.

 

Mais informações para a imprensa:

Gerência de Imprensa

(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256

imprensa@conab.gov.br

 

Fonte: CONAB



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.