No 9º levantamento de safra divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta-feira (11), está prevista uma redução de 31,4% na produção de girassol em Mato Grosso na safra 2014/2015, devendo chegar a 139,5 mil toneladas. A redução é maior que a divulgada no levantamento do mês de maio, quando a Conab previa uma redução de 20,8% na produção, estimada em um total de 161,1 mil toneladas para o Estado.
O Estado é o maior produtor do grãos do país, sendo responsável por mais de 80% da produção nacional. As sementes do girassol são usadas para a produção de ração para aves e para a produção de óleo.
Segundo a Conab ainda a área está estimada em 91,6 mil hectares, uma redução de 27,4% em relação à safra passada, que foi de 126,2 mil hectares. Entre os motivos que levaram o produtor a tomar essa decisão, de acordo com o 9º levantamento da Conab, estão os custos elevados com a alta do dólar, retirando a competitividade do produto.
- Este fato, aliado à manutenção dos preços pagos pelas indústrias, fez com que a grande maioria dos agricultores que plantavam girassol migrassem para o milho segunda safra, onde os custos são menores e a lucratividade acaba compensando, visto que são culturas equivalentes, ou seja, o produtor pode optar pelo cultivo de ambas – informa.
Fonte: Globo Rural