O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá apoiar a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no levantamento de estoque de café Conilon capixaba disponível para o mercado. O objetivo é colaborar com a pesquisa que será feita pelo Governo Federal antes que se decida pela importação do produto do Vietnã.
Para o diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior, essa medida é fundamental para valorizar a produção do café capixaba.
- Se abrir para a importação de café do Vietnã, os preços cairão. Quem está guardando café na expectativa de vender a um preço maior pode vender a um preço baixo. Por isso, temos que ser precisos nas estimativas de estoques para que o produtor não seja prejudicado – explicou Mauro.
Nesta quarta-feira (4), às 9 horas, a equipe da Conab estará na Sede do Instituto a fim de apresentar o plano de trabalho de como e onde serão feitos os levantamentos de estoque. Estima-se que sejam visitados 64 municípios capixabas produtores de café.
Segundo o Superintendente Regional da Conab Brício Alves Júnior, uma equipe de 10 pessoas já está em campo fazendo as pesquisas.
- Serão visitadas cooperativas, armazéns, indústrias e comerciantes. Trata-se de um processo sigiloso, no qual a empresa pública responsável por esse serviço, a Conab, fará o levantamento. Como o Incaper já nos auxilia no processo de previsão de safra, contaremos com essa Instituição novamente – falou Brício.
As negociações junto ao Governo Federal estão sendo feitas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Incaper, além da OCB-ES. A intenção é entregar o documento ao Governo Federal até o dia 14 de janeiro, para subsidiar a decisão do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, sobre a liberação ou não da importação do café robusta. O Governo do Espírito Santo já se manifestou contrário à importação.
Maggi suspendeu por 30 dias a decisão de importação do café robusta do Vietnã para que a Conab faça o levantamento do estoque para verificar a necessidade da compra do produto de outros países.
O Espírito Santo é responsável por 78% da produção nacional do café Conilon e é a principal atividade de renda de 80% das propriedades rurais capixabas localizadas em terras quentes. Além disso, representa 35% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola do Estado e gera em torno 400 mil empregos direitos e indiretos.
Fonte: Incaper ES