A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estará esta semana nas cidades de Barcelos e Boca do Acre para divulgar a Política de Garantia de Preços Mínimos para Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) junto a extrativistas do Amazonas. As reuniões terão como foco as cadeias produtivas de piaçava e castanha do Brasil em Barcelos, e borracha, açaí e cacau em Boca do Acre.
A agenda faz parte de uma ação integrada que a Conab promove em vários estados para ampliar o alcance da PGPM-Bio. A política apoia a comercialização de 15 produtos da sociobiodiversidade por meio de um bônus concedido aos extrativistas quando comprovam a venda da produção por preço inferior ao mínimo fixado pelo governo federal.
Durante as visitas, técnicos da Conab se reúnem com associações e cooperativas, conhecem os locais de extração do produto, atualizam o cadastro dos extrativistas, explicam os objetivos da PGPM-Bio e esclarecem dúvidas dos beneficiários do programa. A ação é realizada em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário da presidência da República (Sead).
A PGPM-Bio assegura renda às populações que possuem formas próprias de organização social, e ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição. Simultaneamente, fomenta a proteção ao meio ambiente.
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
imprensa@conab.gov.br
Fonte: CONAB